domingo, 29 de junho de 2008

Deu no jornal: A voz de Cuba

Belissima materia publicada no ESTADÃO sobre a mais famosa e independente blogueira cubana, leia e reflita sobre a "nossa democracia".



Nas barbas de Fidel

A blogueira de Havana que fala mal do governo reacende na ilha a esperança de liberdade

Fred Melo Paiva

Como se tivesse sido pouco, ontem me foi dado um novo prêmio. Ele poderia ter um título de filme que passa aos sábados: A Blogueira Cativa. Consiste em não me deixarem viajar a Madri para a cerimônia de entrega do prêmio anterior, o Ortega y Gasset, concedido pelo jornal El País. Aqueles que me outorgaram a nova premiação preferem não revelar seus nomes nem sobrenomes, e por isso este blog os menciona apenas como “eles”. São “eles” que, metidos em uniformes militares, manejam nossos direitos de cidadãos sem nos dar nenhuma explicação, apenas ordens.

Não acho que sou merecedora de tantas atenções, mas se os funcionários do governo insistem, aceito esta nova distinção. Esquecem “eles” que no cyberespaço minha voz pode viajar sem limites, sair e voltar sem pedir permissão. Não importa se mantêm retido meu passaporte. Já faz um ano que tenho outro. E no espaço destinado à nacionalidade, este documento exibe uma breve palavra: “blogger”.

Calma, caro leitor de jornal, distinto apreciador do papel, de seu cheiro e de seu tato, não vá embora. Se você tem preguiça dessa conversa de blogs e blogueiros, a começar por estes nomes - blogs e blogueiros -, saiba que o blog da cubana Yoani María Sánchez Cordero é uma mosca branca no cyberespaço: eis um blog de fato relevante. Seu caráter excepcional é fruto de uma receita até então inimaginável: Yoani mora em Havana, suas mensagens falam mal do governo, ela assina embaixo seu nome verdadeiro e publica no site uma foto de seu rosto. O intrigante mistério é que ainda não mandaram a Yoani para o paredón, nem ao menos para a prisón (até o fechamento desta ediçón). “Para Cuba, os escritos de Yoani Sánchez representam um avanço significativo na era pós-Fidel”, diz o jornalista do New York Times Anthony DePalma, autor de O Homem que Inventou Fidel (Companhia das Letras). “As críticas que ela faz são até muito gentis. Mas é sua presença marcante e a atuação às claras que transformam o blog em um acontecimento tão importante.”

leia a materia completa aqui

site da Yoani Sánchez aqui

Seja o primeiro a comentar

Posts e comentarios

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

Blogaram e comentaram

Widget UsuárioCompulsivo

Mybloglog

Quem sou eu

Gostou dos textos. Vote no BlogsBlogs e no dihitt

Gostou dos textos. Vote no BlogsBlogs e no dihitt Participe do Blogueiro Repórter e concorra a um Macbook

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO