quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Em SP, só 12% dos monumentos são ''adotados''

Programa da Prefeitura conseguiu apoio para manter 50 de 400 obras

Estadão por

Lais Cattassini

Apenas 12% dos monumentos artísticos que fazem parte do Programa Adote uma Obra Artística, da Prefeitura de São Paulo, foram adotados. Criado em 1994, o programa busca, na iniciativa privada, apoio para conservar 400 obras do patrimônio paulista. Somente 20 trabalhos foram contemplados até agora. Outros 30 recebem intervenções de conservação e restauro a partir de hoje.



As 400 obras disponíveis podem ser conservadas ou restauradas com o patrocínio de pessoas físicas ou jurídicas - basta que os interessados encaminhem ao Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura uma solicitação para a adoção. O site www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/patrimonio_historico orienta.

"É raro que empresas adotem monumentos. Ainda não existe a consciência de que o cuidado dessas obras é importante", diz Francisco Zorzete, da Companhia de Restauro, responsável pelas restaurações. Patrocinada pelo Grupo Votorantim, a companhia livrará da deterioração marcos artísticos, como o Monumento às Bandeiras, na Praça Armando de Salles Oliveira, e a escultura Depois do Banho, no Largo do Arouche.



As obras sofrem por motivos diversos. A maioria apresenta pichações, e algumas perderam pedaços - caso da escultura Guanabara, no Parque Anhangabaú, que perdeu o nariz e as pontas dos dedos. Um dos casos mais graves, segundo Zorzete, é o Monumento aos Fundadores de São Paulo, perto da Assembléia Legislativa: o monumento já não exibe mais uma placa de bronze com inscrições do momento retratado pelo artista Luiz Morrone, em 1962.


Acredita-se que até novembro todas as obras já estarão prontas. Segundo o Grupo Votorantim, durante a reforma os monumentos serão envoltos por painéis que explicarão a história e a importância de cada espaço escolhido.


Seja o primeiro a comentar

Posts e comentarios

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

Blogaram e comentaram

Widget UsuárioCompulsivo

Mybloglog

Quem sou eu

Gostou dos textos. Vote no BlogsBlogs e no dihitt

Gostou dos textos. Vote no BlogsBlogs e no dihitt Participe do Blogueiro Repórter e concorra a um Macbook

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO