domingo, 31 de agosto de 2008

Mundo Blogs: Jobs, Mandela e Reagan: mortes prematuras na web



Do portal EXAME/ Blog Zero e Uns

Um dia depois de a Bloomberg ter publicado por engano o obituário de Steve Jobs, fundador da Apple, a CNN disserta em seu blog sobre tudo o que pode dar errado por culpa de um único botão. No post, a publicação reconhece que não são poucos os estragos feitos por conta de um comando errado, especialmente quando se trata do voraz ambiente da web. Em abril de 2003, por exemplo, a CNN ´matou´ antes da hora nomes como Fidel Castro, Dick Cheney, Nelson Mandela, o papa João Paulo II e Ronald Reagan. Esses dois últimos já morreram, mas os demais continuam tão vivos quanto Steve Jobs -- sinal de que, pensar duas vezes antes de acionar o botão ´publicar´pode ser a ação mais prudente quando se fala de internet, especialmente porque tirar a nota do ar rapidamente nem sempre resolve. Sempre vai ter alguém de plantão disposto a tirar uma cópia da tela para mostrar aos colegas, como fez prontamente o Gawker ao se deparar com o texto sobre Jobs e a lista de personalidades para repercutir sua ´morte´ - nomes como Bill Gates, Al Gore e até uma ex-namorada de Jobs, Heidi Roizen estavam nela.

É certo que é comum do jornalismo fazer obituários de personalidades para abastecer os arquivos das redações, e um ou outro deslize quando a situação do sujeito não é crítica, apesar de vergonhosa, não tem efeitos muito maiores. No caso de Jobs, porém, só serviu para trazer de volta à tona as especulações sobre a saúde do executivo. Desde o lançamento do iPhone 3G, em junho, quando apareceu bem mais magro e com menos atividade do que o normal para um evento de lançamento - deixou boa parte dos discursos sobre as funcionalidades do aparelho para outros funcionários da Apple -, o estado de saúde de Jobs levanta suspeitas. Especialmente sobre se houve ou não alguma outra manifestação de seu câncer pancreático, supostamente eliminado quatro anos atrás.

Não se sabe se a Bloomberg teve alguma outra informação sobre a saúde de Jobs para atualizar seu obituário - é bem provável que não, porque se tivesse, talvez tivesse publicado uma notícia sobre o assunto. Coincidência ou não, as ações da Apple caíam 2,17% na Nasdaq na tarde dessa sexta-feira, abaixo dos 170 dólares. Especulações e erros de comando de internet à parte, a verdade é que o assunto voltou...

Camila Fusco

Do portal EXAME/ Blog Zero e Uns

Coveiros ou amigos da onça? 

Seja o primeiro a comentar

Posts e comentarios

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

Blogaram e comentaram

Widget UsuárioCompulsivo

Mybloglog

Quem sou eu

Gostou dos textos. Vote no BlogsBlogs e no dihitt

Gostou dos textos. Vote no BlogsBlogs e no dihitt Participe do Blogueiro Repórter e concorra a um Macbook

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO