quinta-feira, 14 de agosto de 2008

O Paraguai acende a luz e quem paga a conta é você.

Mais uma vez, o Brasil, maior potência econômica da América do Sul anda sendo pressionado, e pressão que vem de uma "nação amiga".
O histórico do Brasil em momentos assim é negativo. O país através de nossos dirigentes sempre cede a pressões de vizinhos do continente.
Hora e a Argentina que não arca com seus próprios pecados, seus desmandos políticos e econômicos, sua guerrinha inútil com os ingleses. E vem cobrar a conta do Brasil. Vide os casos das cotas de geladeiras e sapatos made in Brazil e chegando a sobretaxa para automóveis brasileiros. E mesmo sendo ainda a Argentina, signatária do Mercosul e defensora do livre comercio!
E chega o ex-presidente FHC e aceita...
Vem o atual presidente Lula e mantêm!
Ai chegam os bolivianos pelas mãos de Evo Morales e querem retomar os gasodutos e investimentos da Petrobrás feitos, nacionalizando tudo o que foi cedido por eles mesmo em contratos vigentes. E querem pagar menos do que pagamos no passado e em valores que sequer restituem o que já foi gasto em investimentos lá.
E o companheiro Lula aceita!
Gerando prejuízos a nação e aos acionistas da Petrobrás e riscos de desabastecimento de Gás como já foi sentido no Rio de Janeiro.

Eis que agora a bola da vez é Itaipu.

A principal usina hidrelétrica do Brasil e de importância estratégica para o desenvolvimento nacional. Binacional ela é a união de Brasil e Paraguai. Feita com investimento brasileiro através de um tratado assinado nos anos 70. Gera toda a energia de que o Paraguai precisa, e é peça importante na base energética brasileira! Eis que o recém eleito presidente do Paraguai defende a revisão do tratado da usina. Com o intuito de obter mais recursos para investimentos no seu país. Não discuto a justa razão do presidente Lugo de tentar obter mais recursos para um país tão carente como o seu. Mas como cidadão brasileiro e eleitor. Não concordo com uma revisão que vai levar a uma elevação do preço da energia no Brasil. Sendo que o Brasileiro ainda paga pela construção da usina. Inteiramente que foi, financiada no exterior em meados dos anos 70, sendo o governo Brasileiro o devedor.
Mas não cabe a ele Lugo e nem ao nosso excelentíssimo presidente Lula, rever um tratado que me parece justo e efetivo. Se há mazelas a resolver em seu país, Lugo deveria então, pedir ajuda ou apoio do Brasil e da comunidade internacional, e não fazer chantagem como tem feito ao misturar a questão de Itaipu a uma discussão de fronteiras que remonta ao século 19.

É preciso olho vivo nesta questão pois a conta meus amigos, vai cair no nosso colo!
Que o nosso generoso Presidente mostre que tem aquilo roxo, assim como a camisa de seu time de coração e não ceda a mais uma chantagem.

O nosso bolso, este de antemão agradece!
Leia sobre:
Fontes:
cotas:
http://www.terra.com.br/istoedinheiro/380/economia/mercosul.htm
Gás e Bolivia:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u107311.shtml

Seja o primeiro a comentar

Posts e comentarios

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

Blogaram e comentaram

Widget UsuárioCompulsivo

Mybloglog

Quem sou eu

Gostou dos textos. Vote no BlogsBlogs e no dihitt

Gostou dos textos. Vote no BlogsBlogs e no dihitt Participe do Blogueiro Repórter e concorra a um Macbook

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO