quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Deu no jornal: As cidades mais solteiras do País


Domingo, 10 de Agosto de 2008

Pesquisa mostra onde estão os desimpedidos; número de solteiros subiu quase 70% desde a década de 90

Estadão por
Rodrigo Brancatelli

O jantar sempre aparece misteriosamente em cima da mesa, como em um passe de mágica. A roupa também se lava sozinha, as contas de água e de luz aparecem pagas, os pratos vão direto para a lavadora, o lençol da cama surge arrumado de uma hora para a outra. Por esses e outros truques de abracadabra, o advogado Leonardo dos Santos Marquesine, de 33 anos, nunca saiu da casa dos pais. Nem pretende. "É meio Harry Potter, sabe, eu chego em casa e está tudo bonitinho no lugar", brinca ele, sem namorada fixa há dois anos. "Não tenho vergonha de morar com os pais e depender deles. Tenho muita coisa pra conquistar e resolver antes de casar, morar sozinho, namorar firme."

Se no passado Marquesine teria de rebolar para explicar aos parentes por que vivia só, sem namorada e aparentemente sem rumo, hoje a sua história parece até bobinha, corriqueira. Solteirões convictos como ele, que comemoram sem vergonha o Dia do Solteiro no próximo dia 15, formam uma das parcelas da população que mais inflam no País - é um universo sem padrões predefinidos, que vai desde profissionais no começo de carreira que querem fazer uma poupança antes de sair debaixo da asa dos pais até o recém divorciado em busca do tempo perdido. De acordo com o censo 2000 do IBGE, há quase 53 milhões de pessoas com mais de 18 anos solteiras, equivalente a 30% da população, um número 70% maior do que na década de 90. Em algumas cidades, esse índice de solteirice é ainda maior. Segundo uma pesquisa inédita do Instituto Ipsos/Marplan/EGM, realizada em nove cidades durante o período de abril de 2007 a junho deste ano, a Salvador do axé e das micaretas é a capital brasileira dos solteiros - 45% da população acima dos 18 anos está sozinha, ainda em busca da sua tampa da panela.

Para os homens de lá, não deixa de ser uma ótima notícia, já que 53% da classe solteira soteropolitana é formada por mulheres. "Por um lado é bom porque sempre tenho uma batelada de amigos solteiros, dá para sair e beber sem cobranças, ninguém tem vergonha atualmente de se afirmar solteiro. Mas também é difícil arrumar alguém para namorar porque todo mundo só quer farrear", diz a professora de inglês Silvana Marques, de 35 anos, criadora da comunidade "Solteira em Salvador" no Orkut. No segundo lugar desse ranking está Brasília, com 41% de solteiros (51% homens e 49% mulheres), seguida por Belo Horizonte, com 40% (52% homens e 48% mulheres), e Fortaleza, com 38% (49% homens e 51% mulheres).

Leia mais
Materia completa AQUI
mais:
Singles de SP movimentam R$ 6 bi por mês

Seja o primeiro a comentar

Posts e comentarios

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

Blogaram e comentaram

Widget UsuárioCompulsivo

Mybloglog

Quem sou eu

Gostou dos textos. Vote no BlogsBlogs e no dihitt

Gostou dos textos. Vote no BlogsBlogs e no dihitt Participe do Blogueiro Repórter e concorra a um Macbook

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO